JOÃO PAULO II – O PAPA DE FERRO


APRESENTAÇÃO
Reuni aqui alguns textos que tinha escritos entre meus apontamentos, e que se referem à evolução observável na Igreja Católica nos últimos anos, principalmente depois do início do pontificado atual.
Como já fiz alusão em outros lugares, cresci com o “câncer psíquico” de saber-se irremediavelmente condenado ao “fogo eterno”, condenação essa imposta pelo meu educador religioso (de sanidade mental duvidosa) quando eu tinha oito anos.
Demorei anos para libertar-me daquele pesadelo que acompanhou minha formação psicológica nos tempos de criança!... e certamente, os resíduos nocivos “daquilo”, ainda devem estar presentes em mi como adulto!
Minha “culpa” em tudo aquilo?... A mesma que pode caber a uma árvore retorcida, que quando era ainda semente foi carregada pelo vento e depositada em solo árido e pedregoso, e assim sobreviveu crescendo retorcida entre as pedras que a sufocavam!
Culpa, remorso, arrependimento, são coisas que já não fazem mais sentido para mi: tudo isso é apenas lembranças dolorosas das correntes que um dia me prendiam e das quais consegui me libertar! Hoje em dia observo, que os próprios representantes daquela Instituição que me oprimia no passado, ao cancelar a ameaça do Inferno, tiraram toda a solidez das correntes com que outrora acorrentavam as “ovelhas pastoreadas”: também, estava ficando cada vez mais difícil encontrar “masoquistas” dispostos a se sujeitar àqueles tormentos! Foi para a Igreja questão de “vida ou morte” aliviar a pressão sobre suas “ovelhas”: era questão de “ou mudar ou acabar de vez”!...
Com as mudanças introduzidas na Instituição, esta parece estar ressurgindo das próprias cinzas como o Ave Fênix!
Angel Moncayola – 21-10-2003 –Cavalcante

1 –O “FENÔMENO” PADRE MARCELO
2 –GUERRA DE CEGOS
3 –ECUMENISMO
4 –ABAIXANDO ARMAS
5 –O CAMINHO É ESTREITO
6 –PASTOREIO

7 –A EVOLUÇÃO DO ‘CATOLICISMO

8 –EXTRAINDO ESPINHOS

9 –O PAPA DE FERRO

(Voltar ao índice)


1- O “FENÔMENO” PADRE MARCELO

Tenho reparado ultimamente os aparecimentos do Padre Marcelo Rossi na TV, nos programas de auditório. Parece ser “carro chefe” da renovação católica no Brasil. Ele arrasta multidões atrás de si, anda revertendo o quadro de evasão das igrejas que era observado nos últimos anos. Faz parte, creio, do movimento da “Renovação Carismática”.
Ele assume sua “missão” de trazer de volta para a Igreja os “desertores”, mas não ataca de jeito nenhum outros movimentos religiosos. Diz ter “bons amigos” entre representantes de outros movimentos religiosos, normalmente considerados rivais do Catolicismo. Ele diz, quem “vier a nós” tem que fazé-lo por iniciativa própria, por convicção, e não por coação. Jesus não deve ser imposto, Ele deve ser experimentado, para se ver que realmente preenche necessidades fundamentais no ser humano, que não podem ser substituídas por qualquer outra coisa “deste mundo”.
Os rituais com este padre são alegres, de catarse coletiva.
Sobre o “inferno”, que tanto me atormentou quando eu era criança, dá uma versão “mais branda”. Já não existe mais o “fogo eterno” à espera daqueles que não se submetem à tutela dos doutrinadores. Agora o “inferno” é “estar no mundo sem ter Jesus em nossas vidas”.
Sobre o “exageros da inquisição”, diz que depois de séculos não podemos saber bem as razões que assistiam aos inquisidores para manter seus procedimentos, mas que na certa existem exageros ao “culpar a Igreja” por todo que pode ter havido. Quis dizer também, que representantes ilegítimos da Igreja podem ter andado fazendo besteiras em nome dela. A “verdade dos fatos” estaria um tanto quanto nebulosa e perdida na “noite dos tempos”.
É interessante constatar esses “ares de renovação” na instituição fechada e “com cheiro de mofo” que eu conhecia. De vez em quando a instituição se “recicla”: já foi outrora com Francisco de Assis, Sta. Teresa de Ávila, São João da Cruz. Agora parece ser a vez do Padre Marcelo!

Ontem eu conversava com um amigo que tem um projeto de fundo religioso a ser implantado por aqui, da existência do “fenômeno” Padre Marcelo (ele não assiste TV). Ele achou bom que existam muitas iniciativas em marcha para a “renovação espiritual da humanidade”.
A . M. –8/10/1998 –Alto Paraíso.

2 –GUERRA DE CEGOS
Ontem de novo estive vendo o “fenômeno” Padre Marcelo pela TV. Ele, quando era criança, era levado da mão pelos pais para a Igreja. Adolescente, se afastou da mesma. E logo de adulto “retornou ao lar espiritual”.
Ele falava sobre as “boas sementes” que foram plantadas nele quando criança, e que estas frutificaram na sua idade adulta. Agradecia à Igreja e a seus pais por té-lo colocado nos “caminhos do Senhor”.
Ele é o “filho pródigo” que voltou ao Lar. Ele traz ares de renovação para a instituição “cambalida”. Realmente é um São Francisco dos tempos modernos: um “fenômeno natural”.
Diferente dessas igrejas modernas que andam sendo montadas por todos os lados, que tem a configuração de “indústrias da fé”, onde as “ovelhas arrebanhadas” são a matéria prima a ser trabalhada para a própria sobrevivência. Estas obedecem às regras de mercado como qualquer outra industria, desde o planejamento de marketing, passando pela criação dos templos onde se processa a “matéria prima” do fiel, continuando com a criação e uso da mídia para a venda do “produto da fé”, até o “varejo”, que pode estar instalado no próprio templo ou em outras “instalações periféricas”.
Há “segundas intenções” nesta “forma de indústria”, ao contrário do Padre Rossi, que é um “fenômeno natural”: ele não cria “meios” com segundas intenções, pelo contrário, os meios existentes, rádio, TV, imprensa, se lhe oferecem, e ele lá deposita a “Graça” de que é portador.
É claro, que as “segundas intenções” certamente devem existir por trás dele, com os tecnocratas da Igreja Católica.
Mesmo que esse padre ande apenas preocupado em disseminar a Graça, outros devem andar por trás a recolher os frutos daquilo que ele semeou. É natural e comum a qualquer organização humana!
Sou a favor do Padre Rossi, mas não me seduz o “rossicristianismo”!
Fico na minha!... eu não tive a “infância feliz” dele no seio da instituição. Pelo contrário, fui torturado e seguramente que fiquei até mal-formado sob influência da mesma! Tive que encontrar meus caminhos pessoais fora dela. E por esses caminhos eu também “retorno ao Lar”, só que “meu lar” não é a Igreja e nunca foi. Meu lar é o Pai que está dentro de mi, que sempre esteve. Acredito no “meu caminho”. Creio que este é o “verdadeiro caminho”, ao menos para mi, mesmo que ele seja solitário e difícil de ser palmilhado. Fico receoso das organizações humanas que criam divisões entre os homens, entre estes e a Natureza. Alguém já disse: “Quem não for capaz de encontrar sua alma dentro de si, jamais a encontrará em um templo”.
Ainda há de chegar o dia em que todos nos vejamos como sendo Um, células do corpo do Senhor sem divisões!... Assim espero!...
Por enquanto, e referente ainda ao Padre Rossi, vejo nele uma atitude saudável: não guerrear contra outras organizações religiosas!
O guerrear entre facções religiosas já o vi simbolizado pela “guerra dos cegos”: guerra essa travada em função da “forma do elefante” que não podiam ver! Aqueles que estavam agarrados às patas defendiam e se matavam pela idéia de que o elefante era como “tronco de árvore”, enquanto lutavam contra aqueles que apalpavam as orelhas do elefante e defendiam a idéia de que elefante era como um “leque”, e sem contar as outras idéias conflitantes nascidas em função do lugar apalpado no “elefante”: cauda, trompa, colmilhos!
A “verdade” percebida pelos olhos externos é ilusão, eqüivale à “verdade dos cegos” da “parábola do elefante”, cria a divisão e guerra entre facções. Quando todos tivermos os olhos da alma desvendados, é que acordaremos para a Verdade definitiva de que “somos todos Um no Pai”!...
Obrigado meu Senhor pela compaixão com que me tratas, pelo perdão que me concedes, por estar abrindo meus olhos para a Tua Realidade!
A . M. –22/10/1998 –Alto Paraíso.

3 –ECUMENISMO
Hoje vi o Pde. Zeca na TV. Ele faz trabalho semelhante ao do Pde. Marcelo Rossi. Ele também, ao igual o Pde. Marcelo, fala da importância de levar o Senhor ao coração dos homens, independente de se é o catolicismo ou outra forma de religiosidade. Chamou isso de ecumenismo.
É bom que nos meios religiosos, que tanta divisão criaram entre os homens, esteja acontecendo a “renovação Universalista”.
Fico feliz em saber isso. É Deus fazendo Seu Trabalho por muitos “canais” mais apropriados que eu!
A . M. –30-11-1998 –Alto Paraíso


4 –ABAIXANDO ARMAS

Véspera de Natal. No programa de TV de Silvya Popovic, três padres benzendo o Natal dos brasileiros. Saudando todos os homens, levando a Mensagem Maior para eles. Armas abaixadas: aceitando “outros porta-vozes” que trazem a mesma mensagem com “diferentes roupagens”.
A Consciência Planetária está crescendo, está tomando forma! Aleluia!
A . M. –24-12-1998 –Alto Paraíso


5 –O CAMINHO É ESTREITO

O “fenômeno Pde. Marcelo”, está sendo considerado um dos maiores destaques entre os acontecimentos marcantes do ano que passou. A devoção ao seu redor é “fantástica”.
Estou lendo o livro “Imitação de Cristo”, e me pergunto quanto dessa “folia” passará pela “peneira” que estou vendo nas entrelinhas do livro em minhas mãos: “Muitos acompanham Jesus até o partir do pão, raros até o beber o cálice da paixão. Muitos veneram os milagres; poucos seguem a ignomínia da cruz” –(Livro II –Cap. XI-1).
Esperemos que o “fenômeno novedoso” da mais poderosa instituição religiosa não siga os caminhos das várias e novas organizações empresariais da fé, com seus “facilitadores” da linha de frente a divulgar que o “sacrifício da cruz” já foi feito por Jesus, que não mais precisamos sacrificar-nos, agora é só festa!: É apenas pagar o dízimo, e “eles” garantem o ingresso no “banquete crístico”!
E lá vão multidões atrás das promessas dos “caminhos fáceis”!... Para onde?
Fico com a minha opção!
“Não me fale Moisés, mas vós Senhor Deus meu, Verdade Eterna, para que não morra e fique sem fruto, se for apenas de fora advertido e não abrasado por dentro. Não me sirva de condenação vossa palavra ouvida e não praticada, conhecida e não amada, crida e não observada” –Imitação –livroIII –Cap. II –3.
A . M. –1-1-1999 –Alto Paraíso.

6 –PASTOREIO
“O mundo precisa de paz, o mundo deseja ardentemente a paz. Vamos rezar para que todos os homens e mulheres, desfrutando de liberdade religiosa, possam ser capazes de viver em paz”. –João Paulo II
Dos tempos em que o papel da Igreja era simbolizado por um padre com um crucifixo em uma mão e uma espada na outra, as coisas tem mudado bastante. Não é à toa que os “novos padres” pregam a tolerância e a convivência pacífica com outras religiões: o exemplo vêem de cima!
Mais um ponto a favor desse Papa que temos ai, a ser somado a outros que já lhe dei por coisas que observei nele. Como exemplo, o diálogo que mantém com outros líderes religiosos, e o reconhecimento de erros da Igreja no passado, como no caso da prisão de Galileu por causa da tese Heliocêntrica.
E mais uma “bola preta” para Fredy (1) , o qual já me disse que esse Papa é “A Besta do Apocalipse”.
Da minha parte, se apanhei de criança com a “instituição”, talvez é por que era necessário que assim fosse, não só por mi, senão por toda a Humanidade em Evolução, a qual aos solavancos vai caminhando, caindo e levantando-se, na direção de metas para nós nebulosas, mas que com certeza são claras para o Grande Arquiteto invisível. É o Pastor quem sempre sabe onde é o “pasto”, é Ele levando-nos para onde sabe que devemos ir, mesmo que alguma vez tenhamos que levar algumas “pauladas” para nos direcionar na rumo correto!
Louvada seja a Sua mão, no prêmio e no castigo!
A . M. –6/9/1999 –Eunápolis –BA

(1) Em outro lugar e momento me referirei a esse personagem. A.M. 13-11-2003 –Cavalcante


7 –A EVOLUÇÃO DO CATOLICISMO

Ontem a Igreja comemorava os 500 anos da primeira missa em Brasil. Na frente de representantes indígenas e negros, um arcebispo pedia desculpas a estes em nome da instituição, pelos abusos cometidos contra eles no passado.
A imagem Taoista da água gastando a pedra está sendo assimilada pela Igreja. A granítica instituição com sua intolerância tradicional e “infalibilidade”, está transformando-se em um corpo gelatinoso, bem mais condicente com a realidade do nosso mundo, realidade essa tão bem refletida na lacônica frase de Heráclito: “É impossível banhar-se duas vezes no mesmo rio”.
Essa transformação representa uma evolução da instituição. Mudança que começou com João XXIII e culmina com este Papa atual, João Paulo II. Quem diria!... A figura de meu confessor, que tão bem representava a imagem do padre com um crucifixo em uma mão e uma espada na outra, figura daquele padre que me aterrorizava nos tempos de criança, a vejo transformada nas imagens dos “novos padres”, alegres, extrovertidos, e ainda pedindo desculpas pelos erros cometidos no passado. Uma bela transformação! A consciência da Humanidade esta evoluindo. Do egocentrismo ao Teo-centrismo há uma longa caminhada, mas ela esta sendo feita. Os “ismos” intermediários, baseados em visões coletivas de caráter clerical, racial, nacional, também aos poucos serão superados, para tornar realidade a visão do Cérebro Global ou Cristo Planetário!
Aleluia! Estamos indo para algum lugar!
A . M. –27-4-2000 –Alto Paraíso


8 –EXTRAINDO ESPINHOS

Me lembrei de um texto que li no passado, que dizia mais ou menos o seguinte: “A verdade às vezes é pisoteada como se fosse uma cobra venenosa que na realidade não é, mas ela com o tempo acaba ressurgindo, reluzente, sacudindo o pó que jogaram sobre ela”

Dentro dessa temática do dia, bato palmas para João Paulo II, que depois de séculos pediu desculpas ao mundo por abusos cometidos pela Igreja no passado, principalmente nos tempos da “Santa Inquisição”, e mais principalmente por ter mandado Bruno para a fogueira por dizer entre outras coisas que a Terra não era o centro do Universo como afirmavam as “Sagradas Escrituras”, e por ter obrigado a Galileu, o maior cientista da época, a retratar-se do apoio que deu à “Tese Heliocêntrica” de Bruno e Copérnico.
Em relação a Galileu, e quando foi levado ante o tribunal da Inquisição, parece que ele disse mais ou menos o seguinte: “Peço desculpas pela minha ignorância e reconheço a sabedoria de vocês, como voz viva que sois da Sabedoria Divina. Clemência os peço pelo meu desatino ao dizer que a Terra não é o centro do Universo e que ela se move”. E logo a seguir e retirando-se da frente do tribunal parece que ouviram ele murmurar entre dentes: “Me parece que salvei a pele, mas que ela se move, se move!”
Palmas para João Paulo II e “bola preta” para muitos “cabeças de bagre” que o antecederam na liderança da organização que representa!
E “bola preta” também para Fredy, um meu desafeto, que tenta passar a idéia dele ser o Avatar da Nova Era, o Salvador do Mundo, e que me disse um dia que João Paulo II era a Besta do Apocalipse!
A . M. –5-7-2002 -Cavalcante

9 –JOÃO PAULO II –O PAPA DE FERRO
Ao contrário de “Galvão –O Papa de papel”, ao qual me referia em outro lugar, este aqui é mesmo de ferro!
Ontem mesmo, podíamos assistir mais um detalhe da sua firmeza através dos noticiários do dia da TV: ante as recentes denuncias contra a Igreja por causa dos bispos andarem encobrindo o fato de existirem padres com desvios de comportamento sexual, ele ontem dizia que os erros dos padres tem que ser desmascarados e punidos!
Ele parece estar nas últimas, dobrado com o peso da “cruz” que representa ter que redimir a Igreja de erros e barbaridades históricas cometidas!... Para continuar agüentando ainda o peso descomunal dessa “cruz”, só sendo mesmo de ferro!
Por outro lado, seria demais pedir para ele que enxerga-se o homem como um “câncer da Biosfera” que na realidade é, em vez de “rei da criação” , título esse outorgado pelos “doutores da Igreja” faz séculos (concessão feita com a ressalva de que os homens devem se submeter aos ditames desses “doutores”, estes como únicos e verdadeiros representantes de Deus na Terra).
O tal “rei da criação” é na verdade um perigo para a sobrevivência da própria “criação” com sua egocêntrica visão sobre o Universo! Assim, esse Papa e a Igreja como um todo que representa, continuam a se opor ao controle da natalidade humana, necessidade urgente que eu vejo deveria ser observada, não só para sarar os problemas da sociedade moderna, como curar a Biosfera dos problemas degenerativos que estamos trazendo como representantes da espécie do perigoso vírus, impropriamente autodenominado, Homo Sapiens Sapiens.
Seria demais pedir para esse Papa entender que realmente existe um defeito de visão no ser humano ao enxergar “seu umbigo como sendo o centro do Universo” (como diz Oscar Quiroga)!
Esse Papa já fez mais do que seria de esperar de um Papa, com os “feitos” de: reconhecer que outros Credos tem direito à existência, em vez de acabar com eles em guerras religiosas como a Igreja costumava fazer no passado, e, também reconhecer erros históricos cometidos pela entidade que representa, isso nos tempos em que essa instituição se nos apresentava como única e infalível representante de Deus na Terra! Por tudo isso já realizado durante seu pontificado, ele merece o título que lhe outorgamos de “Papa de Ferro”!...
Agora que ele parece estar chegando ao fim da sua vida, cabe a cada um de nós que continuamos na face da Terra, corrigir nosso “erro de visão” ao nos enxergar-mos como “centro do Universo” e ao agirmos de forma consequentemente errada! Cabe a nós transformar a nós mesmos, de “câncer da Biosfera” em “Neurônios de Gaia!
Para essa “mutação” ocorrer em nós, o primeiro passo que devemos dar é a conscientização, de uma vez por todas, do significado mais profundo da mensagem milenar de São Paulo: “A sabedoria humana é na verdade loucura se comparada à Sabedoria Divina”!
Ajoelhemo-nos, e em um gesto de resignada submissão reconheçamos: -Nada somos fora de Ti, meu Senhor!
A . M. –17-10-2003 –Cavalcante

(Voltar ao topo)

 

SEO [PR] 爆速!無料ブログ 無料ホームページ開設 無料ライブ放送